terça-feira, 31 de março de 2009

História em Fotografia

Venham de lá os nomes destas três personagens!

NOTA: o maquilhador do qual aqui a malta jovem não se recorda o nome, faleceu á pouco tempo. Esta é a nossa simples homenagem.

terça-feira, 24 de março de 2009

TeleCiborral - 2º AlmattarMatança!

Na continuação do Teleciborral (clicar para rever 1ª parte) ....

Jornalista 1 (J1)- Perna
Jornalista 2 (J2)- Cajarana
Professor Maramelo Mansinho (MM) - Barruaça
Zé Miguel DaminhaTerra (Z) - Buchinha
Pássaro Gaio (G) – Paulinho
Matadores (M) – Jimmy/Pepe/Léu

J2 – Isto é que são homens de coragem, entram em todo o tipo de buraco… Outro dos nossos grandes problemas, são as constantes quebras de electricidade. Estima-se, que em certos dias o Ciborro tenha electricidade por 2 horas seguidas, isto com 3 a 4 interrupções pelo meio, claro.
J1 - Se este problema afecta toda a população em geral e a arcas frigorificas da Cooperativa em particular, há também alguém que nunca fica sem corrente! Falamos do grande Custódito esse rapaz nunca tem quebras, está sempre ligado á corrente….

video

J2 – Agrava-se a preocupação com a epidemia de vomitanço que tende em alastrar pelos pescadores ciborrenses. Ao que parece, não são os nossos pescadores ciborrenses que se dão mal em alto mar, trata-se mesmo de um problema do alto mar com os nossos homens.
J1 – Os habitantes da zona de Peniche, já sabem quando os nossos conterrâneos se deslocam ao local. Segundo o habitante local, Zéfir Carapau, nesses dias dá á costa uma elevada quantidade de migas á alentejana, 2 a 3 doses de borrego da Ermelinda, e uma dose de Bacalhau do Joel.
J2 – Já a esposa de Zéfir, Elisete Linguado, afirma que costuma avistar a placa dentária de Filipe Sacalhar agarrada ás rochas ao largo da costa de Peniche.
J1 – Sim, sim....estamos a receber informações de última hora, ao que parece os activistas do grupo terrorista "Al MaatarMatança", preparam-se para fazer um comunicado ao Mundo. Ora vamos ver o que querem os homens....

Z – Boa Noite povo alentejano, apreciadores da boa linguiça e do chouriço de porco preto. Eu, Zé Miguel DaminhaTerra sou a voz do grupo AL MattarMatança, para reivindicar o direito de executar o suíno em praça pública!
M1 e M2 – Muito bem Chefe!
Z – Devido á ASAE, á família do animal e ao estado do tempo, a execução do porco para as passagens de ano não tem sido feita no meio do largo como deveria ser tradição, estamos confinados a um espaço com mais higiene, com água, luz e máquinas eléctricas. Algo que não deveria ser permitido em matanças tradicionais!
M – Al Mattar!!! Al Mattar!!!
Z – Assim, passo a palavra ao meu conselheiro Pássaro Gaio que vai enumerar um conjunto de situações que queremos ver resolvidas!
G – Primeiro ponto: queremos que a bebida oficial das matanças, sejam as médias Sagres em vez do vinho
M – Sagres!!! sagres!!!
G- Em segundo lugar, exigimos que o próximo porco apenas tenha toucinho e entremeadas, as febras são muito secas!
M- Colesterol! Colesterol!!!
G- Já vou é a ter a goela seca….Em terceiro lugar, exigimos que o Barbosa nos faça uns bolos de torresmos para cada um dos dias de festa!
M- Torresmos! Torresmos!
G – Em quarto lugar, queremos que uma nutricionista controle as refeições do Bicharoco, que nos tem esgotado os couratos!
M- Bruto! Bruto!
G – E por fim exigimos, que nos ofereçam lenha suficiente para iniciarmos a matança no próximo dia 23 de Junho, lá para o fim da cortiça!
M – Médias! Médias!
Z – Agora, depois de lido este comunicado vamos dar 15 dias e uma semana á Junta de Freguesia para satisfazer o exigido e para colocar no Largo, uma nova banca, um xanbarilho e uma balança para pesar o animal.
Mais uma vez afirmamos que estamos aqui para fazer o dói dói no porco, seja ele porco preto, alentejano ou javali! Nós não desistimos dos nossos direitos e as matanças vão continuar. Hasta siempre!
Todos - É porco, é preto, é para comer! É porco, é preto, é para comer!


J2 – Já não se está em segurança em lado nenhum, parecem perigosos estes tipos......
(continua)

Frases P.F.C

"Na região Sul teremos bom tempo se não chover e deverá estar quente se fizer sol…
Vento estará a bater do lado direito da tromba se tiverem virados prá Barrosa!"
by Eng. Olavo Enrascadinho (José Guadêncio 2007)

sexta-feira, 20 de março de 2009

Televenda da Semana!

"Se te sentes com sorte e gostas de jogar na lotaria
Vai depressa á da Mª João que ela fecha antes do meio-dia!"

quarta-feira, 18 de março de 2009

Há casebres sem ter Luz!!!

Quando se pensa que tudo neste blog anda á volta do Teatro de Carnaval, quando todos pensam que as nossas figuras revolucionárias esgotaram a sua criatividade, as Produções Fictícias Ciborrenses vão ao fundo do baú e sacam um tesouro...
Nós podemos afirmar que o nosso abastecimento não é como o da Câmara Municipal e nunca tem rupturas, os nossos artistas hibernam mas não acordam somente em altura de eleições, e como as nossas promessas são cumpridas dentro do prazo temos para vós o regresso do Poeta Filipe Portero Sacalhar!

video

"Viver assim não é vida"

Há palácios de nobres

há casebres sem ter luz

há quem coma e não produz

há quem produza e não coma

e no meio desta sociedade como é que eu posso viver

viver assim não é vida, viver assim é morrer!!!

Para breve, novos regressos ao BLOG que promete não deixar que a Crise nos cause uma depressão generalizada. Acompanha...

terça-feira, 17 de março de 2009

PFCiborrenses no Twitter

As PFCiborrenses estão sempre na vanguarda das novas "modernices" e entraram no mundo do famoso Twitter. Como somos famosos já estamos a seguir o dia a dia de gente tao famosa como o Zé Nunes da Linha Avançada ou ate o presidente Barack Obama.
Aqui fica o convite.
É com esta inovação, e também com uma imagem estupidamente renovada, que o Blog das Produções Ficticias Ciborrenses, comemora neste mês de Março 3 anos de existência!!!
Acham que esta miséria deve continuar??

Jantarada 2009

Nós só fazemos o Teatro de Carnaval porque passadas algumas semanas a Junta de Freguesia do Ciborro paga um jantarinho....
Obrigado!!!!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Laços de Ternura II

Porque a situação é de máxima urgência, e porque pouco ou nada foi feito até agora, as Produções Fictícias Ciborrenses “ puxam” de novo para cima o texto da autoria da MariaErnestina publicado no Jornal “ O Montemorense” – Laços de Ternura (clicar)
As PFC estão obviamente solidárias e disponíveis para ajudar a “ desbloquear” este impasse, que mesmo em alturas de eleições parece que não irá ficar tão depressa resolvido.

Podem ver o texto aqui.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Televenda da Semana!

Novo espaço no blog, uma televenda por semana, algumas são verdadeiramente deprimentes!!!

"Se queres um frigorifico, uma aparelhagem ou televisão
Se não te funciona a varinha ou os bicos do fogão
Vai á loja do Zé Cadela buscar a solução."
Podem surgir algumas, mais antigas ou mesmo algumas novidades...

Recordar é Viver


Aceitam-se apostas para quem são as personagens na foto!!! Tudo pessoas muito simpáticas....

quinta-feira, 5 de março de 2009

TeleCiborral - 1º Estrada de Lavre!

Jornalista 1 (J1)- Perna
Jornalista 2 (J2)- Cajarana
Professor Maramelo Mansinho (MM) - Barruaça
J1- Boa noite o meu nome é Belmiro.

J2- E o meu nome é De Azevedo, e este é mais um "TeleCiborral".

J1-Começamos este bloco de noticias, com os resultados da rusga efectuada á pouco pela GNR no nosso Teatro. Segundo o Nosso Cabo de serviço, foram apreendidas várias navalhas petisqueiras, um saco de pevides de abóbora menina ao Srº Soares e uma quantidade enorme de bolas de nafatalina!

J2- Pois é, segundo consta a naftalina encontrada no salão seria suficiente para 10000 doses individuais de adulto e 2 crianças menores. Foram detidas 6 pessoas de idade avançadas e cabelo esbranquiçado, que após recolhida a naftalina apresentavam elevado odor a mofo.

J1- Foi ainda identificada a tia Custódia, devido aos vestígios de erva encontrados nos seus sapatos. Pelo embanar do rabo do animal ou eram coentros, ou a tia Custódia anda metida na salsa!

J2 – Escândalo económico no BPC. Os principais accionistas do Banco Popular do Ciborro, Srº Tonho Inácio e Srº Zé Pirua, são suspeitos de desviarem fundos dos Bancos do Largo .

J1 – Confrontado com esta notícia, o Srº Tonho Inácio confessou que desviava os fundos para a oficina do Srº Manel Marques onde lhe dava uma lixadela e pintura de rosa choque.

J2 – Devido ao elevado volume de negócios, a imobiliária Remax está a ponderar abrir uma delegação na nossa aldeia. Com grande sagacidade a empresa já terá entrado em contacto com o vendedor do TotoValenças, o popular António Zé Pisa Batatas para que este seja o responsável máximo da delegação ciborrense da Remax.

J1- No entanto, face ao elevado valor de comissões pedido por António Zé, a empresa parece agora virar-se para o vendedor de rifas do lar o srº Martinho, que faz da venda porta a porta e do conhecimento junto de pessoal doutorado as suas principais armas para o negócio. Vamos lá ver quem vai ficar com este autêntico negócio da China!

J2 – Mas nem tudo são boas noticias, chegou á alguns meses á nossa aldeia algo que ninguém queria ter por perto, A Crise. Pois é, com mau aspecto e vinda sabe se lá de onde começou por atingir somente as escadarias da igreja, mas rapidamente se alastrou a toda a aldeia alojando-se nos Lavadores Municipais.

J1- Agora devido á ajuda de Zéquinha, a Crise, está definitivamente instalada na nossa aldeia, e todos nós a vemos na Cooperativa, na loja do Zé Cadela, e muitas vezes no Multibanco. No Ciborro, já ninguém estranha a Crise e há mesmo muitos que a ajudam e apoiam.

J2 O que nunca deixa de ser noticia na nossa aldeia, são os buracos nas estradas. Em grande evidência está a estrada de Lavre, que apresenta grutas que mereciam ser consideradas como património Mundial pela UNESCO.

J1 - A nossa equipa de reportagem esteve no local, a acompanhar os corajosos cantoneiros que reparam aquele pavimento! Ora vejam…


J2 Isto é que são homens de coragem, entram em todo o tipo de buraco…

domingo, 1 de março de 2009

Fados



O nosso Rancho Folclórico do Ciborro, organizou uma maravilhosa noite de Fados; na Casa de Cultura e Recreio do Ciborro no próximo dia 07 Março 2009.

Venha apreciar, um bom fado e os verdadeiros petiscos do Ciborro.

O Rancho agradeçe e tem uma surpresa....
Faça a sua reserva