terça-feira, 6 de outubro de 2009

"Cadeiras sem Abrigo na Rota do Fresco"

Temos por hábito divulgar o que de interessante se passa na blogesfera Ciborrense, e neste capitulo o site http://www.ciborrenses.com/ é á muito tempo uma referência. De há uns tempos a esta parte conta com a colaboração de António Henrique Cacilhas, que chama a atenção de alguns factos curiosos da nossa aldeia. Aqui fica a reprodução da sua última crónica.
"Há já algumas semanas que a população do Ciborro, deparou-se com um cenário muito bizarro, em frente à Casa da Cultura do Ciborro.
Algo de novo na decoração do adro, as cadeiras que serviram durante muitos anos para a população do Ciborro se sentar no salão da agora designada Casa da Cultura, para assistir aos diversos espectáculos que ali ocorreram. Cadeiras essas que ficaram literalmente despejadas ali na quele espaço, encontrando-se agora a fazer parte da decoração do adro daquela casa (Cultural).
A população Ciborrense interroga-se sobre o objectivo de aquelas cadeiras estarem ali a apodrecer, sim porque á mercê das condições climáticas é o que vai acabar por acontecer.
Mas, uma outra questão se põe, como já falta pouco para o Natal, será que as cadeiras estão a marcar lugar para a chegada das suas irmãs mais novas e mais bonitas trazidas pelo Pai Natal? Não sabendo o porquê de tamanho erro humano, gostaríamos que nos esclarecessem."
Texto e foto de: António Henrique Cacilhas
Clicando nos titulos seguintes, podem ler outras crónicas:

74 comentários:

Anónimo disse...

Para além das cadeiras à espera do PAI NATAL temos os tachos à espera do Perú... Será? É lá! não confundir.
Tachos no bom sentido.

Anónimo disse...

Há de facto qualquer mistério associado aquelas cadeiras...Talvez aos mais velhos impressione mais, porque no seu tempo havia poucas, aliás, havia pouco de tudo... mas sempre houve algo que não faltou no Ciborro, o orgulho pela "nossa Terra", por isso vamos lá a arrumar as cadeiras, a duas e duas é um instante, e ficamos todos melhor sentados da próxima vez que visitarmos a Casa da Cultura!

Anónimo disse...

Isso do bom sentido tem muito que se lhe diga...Há tachos que dão muito bom sentido à vida... chegam mesmo a orientá-la… Já quanto a arrumar…se quiserem ajuda disponham…mas olhem que depois também quero sopa do tacho…

bethoven disse...

Até acho uma certa piada aos comentários e quase que me atrevia a postar algumas postas sobre os mesmos, mas como estão feitos de forma anónima não lhe passo cartão!

Aliás, não acredito que no espaço de 20 min tenham vindo escrever 3 anónimos ao blog, será tudo a mesma pessoa, por isso talvez se tenha esquecido de postar o nomes, vamos esperar pela criatura.

Anónimo disse...

Então mas que democracia esta?? Só se pode falar se se for conhecido...ai..ai...ai. Olhem que as pfc habituaram-nos a escrever palavras inteiras a criar polémica e de preferência a não deixar assinatura...ou só escreram isso para bem parecer??? Rapaziada vamos lá ser democratas, pois se não se ofender ninguém, podemos "abanar" um pouco as mentes sem exigências pouco democráticas...já agora eu escrevi apenas um dos comentários, logo também não convém inventar ideias pré-concebidas sobre o n.º de minutos que se leva entre um e outro comentário... vamos descontrair, brincar e elevar a democracia que tento levou a conquistar!

Anónimo disse...

Ena tanta gente com o mesmo apelido, ou seja da minha família! Parece que o compositor tá aborrecido? Ou estou enganado? Deixe lá, porque assinar com pseudónimos é quase a mesma coisa.Mas deixe que lhe diga que a conversa está animada.
Boa noite.

bethoven disse...

Não, não!!! podem escrever á vontade, tanto assim é que não são apagados os comentários anónimos!

Eu, pessoalmente é que me reservo no direito de não entrar na discussão com anónimos, mas isso sou eu que sou esquisito. LOL

E bom, reconheçam lá que o meu pseudónimo não é o mesmo que assinar anónimo. Quem é que não me conhece? lol

bethoven disse...

Mas vá lá...

A minha opinião directa e muito sincera, penso que quem está á frente de todas, as instituições, sem excepção, da aldeia tem o único objectivo de tentar desenvolver e ajudar as nossas colectividades, a forma como o faz é que já pode e deve ser discutivel.

Muito francamente, não vejo "tacho" nem de perú nem de sopa como alguns anónimos....

Anónimo disse...

Ah! Assim é que é, criar polémica, discutindo ideias. É evidente que quem está em funções a desenvolver e ajudar as nossas colectividades, têm todo o mérito! Não é isso que está em causa. Aqui, como em outros blogs, e como no teatro que tão bem fazem as pcf, o que se faz é alertar as pessoas, brincando, mas não deixando de "as deixar" a pensar, que o que importa é mesmo o Ciborro, as nossas gentes e os espaços onde podemos passar bons momentos de descontração, de cultura e acima de tudo de confraternização! Pois é, mas isso consegue-se não esquecendo que todos juntos conseguimos, sem importar religiões e outras coisas como dizia a música... e se alguém do Ciborro viu umas cadeiras ao sol o tempo suficiente para que elas se pudessem estragar, fez muito bem em alertar. já se outros anónimos, a brincar, "abanam" usando para isso alguma troca de sentidos e palavras, não me parece que ofende. Por fim, que o discurso vai longo, se temos opiniões diferentes, ainda bem, porque se não isto seria um marasmo. Que este blog permita isso, por muitos e bons anos!

Anónimo disse...

Eu, anónimo número 1, sinceramente estava a falar dos tachos que estavam junto das cadeiras e que no meu entender ainda tinham um aspecto mais caricato, quando me dei conta que podia ser mal interpretado.
Aqui fica o reparo

Anónimo disse...

Eu, anónimo número 1, tenho a mesma opinião do maestro em relação às pessoas que estão há frente das instituiões do nosso ciborro, merecem todo o nosso respeito e admiração, pois dedicam parte do seu tempo, em abono do desenvolvimento da nossa TERRA.
BEM HAJAM.
Quanto às cadeiras e à louça estavam ao abandono há demasiado tempo.

bethoven disse...

Fui apelidado de "Maestro" uma sonho ser comparado ao meu idolo o RUI COSTA esse sim o MAESTRO!

Obrigado a tofa a familia Anónimo, pela animação nos comentários deste misero blog

Anónimo disse...

Não foi minha intenção ser seu padrinho MAESTRO, lagarto, lagarto, lagarto...eu não quero nada com tal orquestra.
Mas voltando à nossa conversa.
Depois da tempestade vem a bonança, mas neste caso, depois do sol vem a chuva,será que as ditas já estão guardadas?
Vamos todos fazer um esforço para as livrar da intempéries do inverno.

Sarrafo disse...

Pelo que sei, inda falta também recolher o assador que pertence ao valenças.

A familia Anonimo ajuda nas "mudanças"?

Como o beto diz: "quem está á frente de todas, as instituições, sem excepção, da aldeia tem o único objectivo de tentar desenvolver e ajudar as nossas colectividades, a forma como o faz é que já pode e deve ser discutivel."

Não querendo defender nada nem ninguem, penso que no ciborro, muitos falam mas poucos fazem.....

Sarrafo disse...

Existe algo que algumas pessoas do ciborro também não reparam, que é o facto de algumas pessoas de certas instituições (Valenças, CCRC) terem que deixar de fazer as "suas coisas" para poder comandar uma instituição para o Fim que ela se destina.


Não tirando o merito pelo excelente artigo do site Ciborrenses, penso que antes de criticar deveriam ter indicado algo a direcção sobre o mesmo assunto...se nada fosse feito ai sim "queimar" os culpados em aste publica.

Anónimo disse...

Ajuda sim senhor e porque não? Estamos sempre na linha da frente, embora não gostando muito de dar nas vistas e aceitando sempre os reparos quando são necessários e úteis e ponto final.

Sarrafo disse...

Assim é que se fala sr(a) anónimo... ;)

bethoven disse...

Vai bonita, interessante, e leal a conversa!!! E concordo com o Sarrafo, as pessoas perdem tempo das suas vidas para cuidar das instituições, MAS atenção quem o faz tem de fazer por gosto e então esse tempo deixa de ser "perdido".

Voltando ás cadeirinhas que levantaram a conversa, para desanuviar e visto o estado em que estão, vem aí o Inverno e serão bem úteis nas lareiras.

O pessoal da CCRC já as substitui-o e bem! (belos sofás)

Anónimo disse...

Ó valha -me o Santíssimo,então quando se faz uma crítica,primeiro pergunta-se aos visados se estão de acordo?
Essa agora é nova.
Francamente Sarrafo!
Áh! estavam a guardá-la para o próximo teatro e houve quem se
antecipasse? Não fiquem tristes pois certamente não vai faltar assunto e pessoas para criticar
e nós lá estaremos a aplaudir mesmo que sejamos nós os atinjidos
Atenção que também não estou a defender nem a acusar ninguém.

anónimo número 1

Sarrafo disse...

Só não entendo o facto de as pessoas gostarem de se esconder por detrás de um Anónimo.

É critica construtiva, pois gosto de saber com quem falo...


Relativamente as cadeirinhas,o sr.(a) anónimo é sócio da CCRC?É que só a eles se deve de dar justificações dos actos da direcção da CCRC.
(Vamos esmiuçar mais um pouco a questão)

Anónimo disse...

Com as quotas em dia

Produções Ficticias Ciborrenses disse...

E secalhar até faz parte da direcção. A familia Anónimo é muito tradicional na aldeia.

E nós aqui não descriminamos ninguém, talvez e exceptuando pessoas com mais de 1 e 90 como o Chibinha.

Portanto esmiucem lá á vontade

Anónimo disse...

Ó SENHOR SARRAFO então a noticia era para se comentar ou não? É que foram as produções que a trouxeram da SUIÇA, quanto ao anonimato é opcção de cada um desde que não se passe o limite da boa educação.

E ao que me toca não ofendi ninguém e desta vez é mesmo ponto final
fico com pouca vontade de voltar a comentar os vossos artigos

anónimo numero 1

Sarrafo disse...

Ora por**,agora que era para se esmiuçar mais as questões das cadeiras é que deixam de comentar?

Anónimo das cotas em dia,poderia chegar ao pé da direcção e pedir explicações,por exemplo.Isto é apenas uma sugestão,pois penso que não custa nada perguntar.


Reparem que até me tratam por senhor,só nas PFC me dão esse privilégio.

Vamos lá a continuar a começar o artigo em si...

Continuo eu: Penso que as cadeiras já foram recolhidas,segundo informações que obtive.
Para quem não sabe, essas cadeiras foram substituídas por umas verdadeiras Poltronas que vieram do teatro de Setúbal.

bethoven disse...

Vamos perder clientela?? Temos de multar o Sarrafo

Deixa lá homem, é para isto mesmo que existimos para incomodar, para mexer e ferir susceptibilidades!

E se já foram recolhidas, é mais uma prova que a nossa opinião e intervenção (neste caso tb do António Henrique) é levada em conta e tem o seu valor

Anónimo disse...

Rapaziada, a vossa reacção daria um bom “caso de estudo”! Por um lado, reagem em defesa dos Ciborrenses que se encontram em cargos de Direcção em Instituições da Aldeia, e esse é o lado positivo. Por outro lado, não são afáveis no que respeita à democracia do anonimato e da chamada de atenção através da sátira, aspecto, quanto a mim negativo, para quem assiste deliciado aos vosso afamados teatros. Mas como em todos os casos de estudo algo se aprende, desta vez, para não fugir à regra, aprendemos todos, vocês porque estavam habituados a reinar sozinhos na sátira Ciborrense, os anónimos porque descobriram que a União do Povo Ciborrense, não se vende por uma dúzia de cadeiras ao sol e à chuva! O Ciborro é tudo isto, por isso é DIFERENTE! E TODOS gostamos muito da NOSSA ALDEIA!

Anónimo 2

Sarrafo disse...

Só não compreendo o facto de a familia anónimo não se identificar...

Eu falo,critico,brinco,seja o que for...mas identifico-me,tal como outras pessoas que deixam aqui o seu comentário.

Cada qual tem a sua opinião,e todos a temos que respeitar.Mas identifiquem-se para sabermos com quem falamos.Já que se fala, da-se a cara por aquilo que se defende.Esconder atras de um pc é facil.


Então a minha "fonte" estava certa...cadeira de novo para o lugar.
E agora falamos do que?

Anónimo disse...

(Não há cá meias palavras!!! Criem polémica....e de preferência sem assinarem.)

è isto as PFC.

Orgulhosamente Diferentes!

Anónimo disse...

Sarrafo és muito curioso! Relaxa. Por aqui brincamos, confraternizamos, sorrimos, reflectimos... Aqui não temos idade, cor, e peso, basta apenas ter respeito, tudo o resto é a vida vivida e envolvida em polémicas que despertam as emoções... E já agora, se soubesses quem sou, o que mudaria nesta troca de ideias (polémicas)??

Anónimo 2

Sarrafo Anónimo disse...

Não mudaria nada....ficaria com a mesma opinião.

Anónimo disse...

Depois de tanta animação sobre as cadeiras ao relento, eu já estou a contar os dias para que ponham os sofás azuis na rua, para depois podermos falar deles!

Mas só quando tivermos poltranas de veludo para substituir!

Anónimo disse...

O anónimo das 22:20 não fáz parte da família anónimo.

Anónimo 2

Anónimo disse...

Anónimo 2, nunca te disseram que muuitos anónimos no Mundo! Mas lá por isso são filhos de Deus.
Anónimo sem família

Anónimo disse...

Faltou um "há"...
Vou repetir...
Anónimo 2, nunca te disseram que há muitos anónimos no mundo! Mas lá por isso são filhos de Deus.
Anónimo sem família

Sarrafo Anónimo disse...

Olha,afinal são de famílias diferentes....as famílias anónimos estão a crescer na nossa terra.

Pessoas com vós mas sem Rosto....

Sarrafo Anónimo disse...

Errata: Pessoas com Voz mas sem Rosto...

Anónimo disse...

Mas podes ter uma certeza Sarrafo, todas as famílias com muito AMOR ao Ciborro e às "gentes" do Ciborro.

Vizinho da família Anónimo

nokas disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
nokas disse...

caras sem rosto, pessoas com voz!!!aqui é mesmo para a polemica, algumas familias de anonimos fazem falta para criar polemica....mas não fiquem só a frente do pc a escrever, façam criticas construtivas e mais, façam mais pelo ciborro e pelas nossas gentes, só assim podemos marcar pela diferença;)

Produções Ficticias Ciborrenses disse...

Tal como as pessoas k se identificam, também há anónimos que valem a pena ligar-lhe e outros que mais vale ignorar.

E mesmo aqui nas PFC, consegue aparecre um que ganhou protagonismo e agora acha-se importante. Olha tecla lá no word do teu pc, que não temos tempo para ler tantos comentários e já te demos importância a mais! O recado é só para o k enfia a carapuça...até é fácil destapar-lhe a careca mas não interessa para o caso.


Mantenham a conversa picante, com nivel, intriga identificando-se ou não, mas pedimos que não abusem de comentários sem sentido e valor. Pelo menos nestes post ondde a conversa segue porreira tenham esse bom senso. E tu mais uma vez vai brincar agora para os teu hi5, deixa falar os anónimos crediveis!

Sarrafo Anónimo disse...

Epah,o que me escapou?

Anónimo disse...

Eu cá por mim (anónimo 2) estou um pouco triste... mas deve ser defeito meu... ou não me entenderam ou eu não os entendi...mas também não interessa. Tal como o anónimo 1 vou desistir de brincar por aqui, criando polómica. Só gostava que soubessem que há muitas maneiras de ajudar o o Ciborro, e porque nem todos podemos estar à frente das Instituições, pelas mais diferentes razões, todos podemos ajudar o Ciborro sem fazer parte das suas direcções. Às vezes quem menos dá a cara muito faz nos bastidores pela NOSSA TERRA... pensem nisso... Só para terminar, gostava de colocar a mesma questão do sarrafo...qualquer coisa me escapou...As PFC podem esclarecer o seu último comentário? E MEUS AMIGOS acho-os fantásticos! O Ciborro deve ter orgulho nesta rapaziado do Ciborro que muito tem feito pelo Terra nestes últimos anos. Eu cá por mim asseguro-vos que é com muito sinto muito orgulhoso como o NOSSO CIBORRO e pelo que por ele as PFC têm feito.

Produções Ficticias Ciborrenses disse...

O que vos escapou, não escapou ao outro anónimo. Agora lá se ele é o 1, 2,3, 4 ou 5000 isso não sei. está de carapuça enfiada...

Segunda feira quem se sentir com coragem continue com a conversa que estava interessante.

Ou talvez se levante um novo tema

sarrafo anonimo disse...

venha outro tema

Anónimo disse...

Vencemos no Ciborro.

anónimo 1

Sarrafo Anónimo disse...

Olha,o anónimo 1 é do PS...

Anónimo disse...

não é PS é nao CDU

Anónimo disse...

É PS LEGÍTIMO

É álérgico à Penicilina

Ao fáscismo

E ao comunismo

anónimo 1

PFC disse...

Venho só aqui dizer que se nao chegarem aos 100 comments ate ao final da semana a administraçao deste blog irá encerrar o mesmo!

Anónimo disse...

Oh... vou chorar... na fechem lá isso por favor...depois onde é que a gente se anima???

Anónimo disse...

Concordo com o Sarrafo quanto a um novo tema e para que rapidamente cheguem aos 100, vamos lá a isso. Aqui fica um assunto para a polémica. Embora sejam caminhos por mim pouco percorridos, lembrei-me da actual situação da Estrada entre o Ciborro e Lavre e ainda da Ponte no caminho para as Brotas. Poderíamos todos juntos "dar uns palpites polémicos" de estratégias para resolver o problema. Quanto à estrada, como é municipal, é da competência do Município de Montemor, já no que respeita à Ponte, é da competência da Administração Central..
Podemos aproveitar que temos órgãos “fresquinhos” à frente das autarquias e do Governo e “moê-los” para que o Ciborro não se transforme num Beco apenas com saída para Montemor. Ah.! Já me esquecia da Ponte de São Geraldo...lá teremos que ir por Arraiolos!
Cláudia

Pedro B disse...

Penso que este troço EN 2 de ciborro a montemor é de gestao municipal , nao tenho bem a certeza.

nokas disse...

entao e a estrada de lavre é da responsabilidade de quem?aquilo ate mete nojo, e só choveu umas pingas, deviam ter vergonha, com o monte selvagem ali e uma estrada dakelas, só gostava de saber se existe algum fundo para pagar os arranjos dos carros que passam naquela estrada....

bethoven disse...

Só lá passas á dois dias já queres arranjo do carro!!! Olha me esta e eu k ando a passar duas vezes por dia á 6 meses no meu mercedes?

E o coitado do Zamba á quantos anos sofre? Realmente só nós sabemos com está aquela estrada, e isso é mais uma daquelas batalhas com a CMMN que vamos perder por inoperÂncia daquela instituição.

Ao menos que façam uma ecopista entre Ciborro e LAvre!

Pepe faz uma posta para um tema destes mais sérios, que a malta gosta. Eu vou avacalhar um bocadinho o blog LOLOL

nokas disse...

só la passo a 2 dias? entao e qdo fazia tdas as semanas, qdo ia a segunda feira tinha buracos la que nao conhecia, qdo vinha a sexta ja havia mais, pelo menos uma vez lixei uma peça kk da roda a pala dos buracos e nnc vou depressa

Anónimo disse...

No cloreto de sódio estão a chamar burros aos ciborrenses, apelo a quem souber responder à altura que o faça urgentemente, eu não tenho bagagem intlectual para o fazer.
Ogrigada

anónimo 1

Anónimo disse...

digo obrigada

anónimo 1

Pedro B disse...

Obrigado pela chamada de atençao. Ja foram elaboradas respostas.

Sarrafo Anónimo disse...

Aonde???

Pedro B disse...

15-0 po Ciborro!!!!!!!!

bethoven disse...

Eu bem faço post com o joel e trocadilhos da Gália, mas esta malta quer é polémica....

Mais atenção ao melhor blogo do mUndo Sarrafo, o Rock`s! Está lá nos comentários a sugestão para este blog:

http://maradodasideias.blogspot.com/

é aqui que estamos a mostrar o que é a dignidade e civismo que impera nesta República!

Pedro B disse...

http://maradodasideias.blogspot.com/2009/10/carlos-pinto-de-sa-o-capitulo-final.html


aqui

Produções Ficticias Ciborrenses disse...

A população pediu e por isso as PFC para facilitar o acesso aos posts directamente ligados com os direitos dos ciborrenses criou "atalho" na página principal do blog. É so clicar na imagem!

Cláudia disse...

Pedro, a estrada EN2 (Montemor-Ciborro) não é municipal, logo é da competência das Estradas de Portugal (Governo) e não da Câmara, já a estrada entre Lavre e Ciborro tem a classificação Municipal, mas a Câmara tem-se desculpado que o Governo não lhe dá dinheiro. Como é óbvio se essa competência lhe está atribuída é porque recebem dinheiro para ela!

O que nós Ciborrenses podíamos faze são dois “abaixo assinados”, um para enviar ao Governo Civil de Évora sobre a questão das pontes e outro para a Câmara Municipal de Montemor sobre a estrada entre Lavre e Ciborro. Isto porque a Junta não pode ter essa iniciativa, a ela cabe-lhe, como até aqui, “moê-los” com cartas e reuniões e exposição dessas questões na Assembleia Municipal, local onde também poderemos ir em grupo para apresentarmos essa questão. Podem contar comigo.

nokas disse...

comigo tambem....escrevam o texto que eu recolho assinaturas

Cláudia disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
gasoso disse...

Boa iniciativa.Contem comigo,visto passar nessa estrada 2x por semana...É a vergonha do concelho de MONTEMOR...
Cumprimentos

Cláudia disse...

Já enviei uma proposta à nokas, ela também teve uma excelente ideia, a de juntarmos fotos! "Ajuntem-se" ou enviem por mail uns aos outros (interessados e digam de vossa justiça.

Pedro B disse...

Claudia ou Nokas, se nao se importarem é favor enviar a proposta para o mail das pfciborrenses:

pfciborrenses@gmail.com

Isto para quê: nos enviamos á nossa lista de contactos para receber o feedback de mais ciborrenses. Quanto mais ideias e sugestoes melhor, para elaborarmos um documento final.

A ideia das fotos é muito boa, acho que o buchinha ja tem fotos recentes da estrada : Ciborro-Lavre.

Sarrafo Anónimo disse...

O beto com à velocidade que passa por aquela estrada, até dava para filmar o crescimento das ervas...


Penso que falarmos com a população de Lavre que utiliza a estrada, tambem irão se juntar a iniciativa.O Monte Selvagem certamente será outro a juntar-se, pois só tem a ganhar com isso.


Já falei com algumas pessoas conhecidas do norte que vieram passar ferias aos Arneiros,e pensavam que o GPS estava avariado....

Sarrafo Anónimo disse...

Errata:

O beto à velocidade (...)

Pedro B disse...

Ja estao a ser desenvolvidos os contactos com a pop de lavre. Vamos aguardar pela resposta para seguir com a coisa....

gasoso disse...

oh e que tal uma pequena incursão da equipa do "Nós por cá" na estrada de Lavre???Certamente iria despertar os responsáveis. Não vai a bem vai a mal...qb.
Cumprimentos

Gämbüzïno disse...

Podem sempre contar com o nosso apoio (www.ciborrenses.com) para uma maior divulagação e com mais impacto, enviem fotos e textos: webmaster@ciborrenses.com
Tenhmos aqui um texto feito e publicado na nossa pagina a vários mêses, vou enviar-vos pra verem e talvez seja útil...

Continuação de um bom trabalho
Um Abraço
Francisco Galego