segunda-feira, 26 de outubro de 2009

História da Aldeia

Ora aqui vai mais 2 kg de cultura da boa....
"O único proprietário era a Familia de Valenças, que como tinha aforado e vendido, não explorava por isso os trabalhadores, á qual estes pagavam pequenas mordomias, muitas vezes adiadas e até ás vezes não pagas. De tal forma este fenómeno se torna diferente das terras de onde os habitantes vieram que a atitude de solidariedade, de entreajuda, de vivência comunitária se tornaram tão visiveis, que já no tempo do periodo Salazarista, lhe chamavam a República Independente do Ciborro (por ironia claro!). Repudiando veemente o regime viegente não havia, aliás, correntes ideológicas de direita ou de esquerda que dominassem a população. Havia uma grande união, não pela posse da terra, mas sim um povo unido pelo direito ao trabalho, forma de actuação que lhe advém do Anarco-Sindicalismo..."

in Ciborro, uma aldeia diferente no Alentejo da Drª Anastácia Salgado
As PFC voltam a aconselhar a leitura do Livro da Drª Anastácia a muito bom gente que se diz ciborrense. Ás vezes não basta parece-lo...

4 comentários:

bethoven disse...

Estes post culturais nunca ninguém comenta!!!

Estão a ver de onde vem a República Independente?

Seus Anarco-Sindicalistas...

(karaoke e bailarada no próximo fds não se esqueçam!)

pedro b disse...

"A emancipaçao dos trabalhadores é obra dos proprios trabalhadores"


Ninguem comenta porque ninguem ensina o Sacalhar a mexer num pc, senao querias ver.....

bethoven disse...

Pois....para mim o maior dos problemas da sociedade ciborrense é o SAcalhar não mexer num pc...

Isto em debate era certamente muito mais animado

CC disse...

Pois é meus caros, mais uma vez as PFC no seu melhor! A trazerem à “cena” boas memórias históricas, mas ainda mais importante que isso, a relembrarem algumas mentes mais esquecidas que a União faz a Força! Já agora, o Sacalhar não participou no curso de informática??