sexta-feira, 12 de junho de 2009

Lixeira ou Parque Natural?

Já passou quase um ano, desde que nós aqui chama-mos a ATENÇÃO para o lixo que há espalhado pela zona da barragem, mas parece que tudo continua na mesma. Agora que chegam os dias quentes e o movimento daquela zona é mais intenso, vão aumentar os residuos naquele espaço que todos nós frequentamos e que é local de paragem obrigatória para quem visita o Ciborro!

As P.F.C. alertam mais uma vez para que quem de direito coloque uns simples contentores para o lixo e efectue uma recolha de mensal, por exemplo. Quem nos visita não pode continuar a ter uma simples placa "Colabore Não Deite Lixo" e depois não ter onde o depositar! Qual a imagem com que ficam de nós?
Esta solução, não nos parece que envolva grandes recursos humanos, nem demasiadas despesas , e será um serviço público útil e apreciado por todos, afinal a barragem surge no logótipo de que freguesia? Não pretencerá a essa mesma freguesia a sua preservação ?

Como amigos da natureza, sugerimos os pescadores como um grupo exemplar para promover a limpeza de um espaço que lhe é essencial. E apresentamos a sugestão para a localização de 5 contentores que ajudavam a minimizar o problema! (para verem cliquem em cima da imagem)

Não sugerimos recolha selectiva, não se sugere recolha pelas margens, não sugerimos recolha diária, apenas achamos que é altura de tentar minimizar um problema que se arrasta á anos!

8 comentários:

Sarrafo disse...

Os RidersTT e amigos(proposta de pp durante este fim de semana) propoem um fim de semana de recolha de lixo.

Iremos falar com os "amigos da pesca" e convidar a população do ciborro para num domingo se ir fazer uma "limpeza" a barragem.


Tentaremos ver se a junta de freguesia pretende ajudar oferecendo algumas aguas ou minis para os mais rijos.

Sarrafo disse...

De referir que o Zé Pinote durante as vezes que ia andar para a barragem, foi juntando uma grande quantidade de garrafas e lixo....falta agora recolher esse "monte" de lixo.

Pepe disse...

Ze pinote ao serviço do Ciborro...
Um fim de tarde , a tratar do que é nosso. Nao fazemos mais que a nossa obrigaçao. É combinar e fazer!

Quanto á colocaçao de recipientes para os residuos é mais breve possivel. URGENTE!

Faço aqui tambem o pedido aos Amigos da Pesca para incentivar, nos concursos, os pescadores para a recollha do lixo que produzem durante a prova. A entrega de um saco preto a todos eles no inicio da prova pode ser uma soluçao bem aceite e de grande eficacia.

bethoven disse...

Eu aqui não estou muito de acordo com vocês ó rapaziada....

Acho que uma acção de limpeza é inútil nesta altura, ineficaz e de duração muito ligeira, para além dos responsáveis pela limpeza ficarem mal habituados.

A solução tem de ser a longo prazo e com medidas leves quase invisiveis como a sugestão do Pepe, a "civilização" de todos que frequentamos o espaço e a colocação de meios como contentores!

Até sugiro que em vez de minis e águas para o pessoal, a junta que ofereça e coloque os contentores isso sim poderia ter algum (pouco) impacto.

Sarrafo disse...

Segundo informações que recebi dos "Amigos da Pesca",eles todos os anos fazem uma recolha de lixo pela barragem.O ano passado fizeram-no e este ano ainda não o fizeram pois certamente tambem estão a ficar fartos de serem sempre eles a limpar e outros a sujar (não recebendo apoio por parte da junta tambem ajuda a desmotivar).

A sugestão dos contentores já foi muitas vezes falada mas ainda nada....mas principalmente, falta civismo nas pessoas que para la vão pescar,passear ou fazer festas...

ZÉ MIGUEL disse...

Já tinha falado com o Nuno em relação a esta situação. Da parte dos Amigos da Pesca contem com o nosso apoio para o que for preciso. Combinem as coisas a tempo e digam alguma coisa. Ainda este fim de semana lá fizemos um concurso e aquilo está um nojo. E não somos nós que lá deixamos o lixo porque antes de cada concurso toda a gente é avisada para ter atenção à situação. Agora não pode é calhar sempre aos mesmos a fazer o serviço! Quem se devia preocupar mais com aquilo tá-se pura e simplesmente a burrifar! Cá aguardamos novidades.

Produções Ficticias Ciborrenses disse...

È mesmo isso Zé, 100% de acordo contigo, uma limpeza era só um "refrescar de consciência"...

são precisas outras medidas

Gämbüzïno disse...

...deixando de parte os largos salários e suor que muitos trabalhadores ali deixaram, afinal a barragem é de quêm? da cooperativa? da Junta? do Ciborro? axo que é de todos nós! não? deixando de parte tudo isto é lamentável como aquele ambiente está, axo bem esta iniciativa pena é eu estar um pouco longe que também dava uma ajuda...