quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Televenda da Semana

"Queres mobilar a tua casa
O Jorge Gordicho é uma opção
Ainda bem que não aplica
O que aprendeu na Serração!"

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

“Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço"

A situação da gestão da água para consumo humano e águas residuais no concelho de Montemor-Novo é desastrosa e a culpa é da entidade gestora: Câmara Municipal de Montemor – Novo (CMMN).
É lastimável!
Enquanto se canalizam fundos para moinhos, piscinas, campos de futebol, iluminação de castelos, requalificação de Rossios – os esgotos dos montemorenses continuam a correr para o Almansor sem qualquer tipo de tratamento. A CMMN “ prefere” pagar sistematicamente multas do que de uma vez por todas reconstruir e colocar em funcionamento a Estação de Tratamento de Águas Residuais da cidade.
No Ciborro a situação é idêntica. Apenas muda a linha de água – Ribeira das Barrosas. O mais incrível de tudo isto é que o partido que tem maioria na CMMN deste 1974 apelida-se o grande defensor das causas e serviços públicos do concelho. Mas que serviços? Aqueles serviços públicos por eles prestados como por exemplo o abastecimento de água e o tratamento de aguas residuais? Mas que grande hipocrisia!
Vejamos o caso concreto do Ciborro no que diz respeito ao abastecimento de água. As rupturas acontecem dia sim, dia não. A reposição da água é feita quase sempre nas 12horas seguintes, mas que qualidade tem essa água? Quais os níveis de desinfectante residual? São feitas análises de verificação? Onde estão os resultados? É feito o controlo operacional? Onde é possível ver os valores? Admitindo que tudo isto é verificado e está conforme a legislação em vigor e como tal assegurada a saúde dos ciborrenses, no que diz respeito ao consumo de água, estamos então perante uma grave falha de comunicação. Afinal nós pagamos um serviço que está constantemente a falhar e na qualidade de consumidores –pagadores temos o direito de saber quais as regras do jogo. E quando falamos de água para consumo humano a regra principal é saber se a água que bebemos é potável ou não!
Outras questões a colocar prendem-se com a origem das rupturas. Serão as condutas que já são antigas? E são de cimento e não aguentam a pressão da água? Sendo de cimento ainda tem fibrocimento com amianto? (o amianto possui características cancerígenas e foi totalmente proibido em Portugal em 2005). Se sim, como é assegurada a protecção aos trabalhadores camarários que efectuam as reparações?
Todas estas questões ainda não tem resposta por parte de quem gere a água, ou pelo menos não tem resposta pública.

Relembro a entrevista que o presidente da CMMN deu ao Diário do Sul no dia 21 de Dezembro de 2007. Quando questionando com o problema do abastecimento de água na freguesia do Ciborro, disse mais ou menos isto:
" …a indignação da população é mais uma questão política do que outra coisa qualquer “

Não é questão política coisa nenhuma. É a reivindicação de um direito. O direito a ser informado e o direito á saúde. É que os problemas relacionados com a água são problemas de Saúde Publica. Mesmo assim o partido que nos governa a nível concelhio anda constantemente a gritar-nos aos ouvidos:
“Somos defensores dos serviços públicos e defendemos a saúde para todos os montemorenses”
No entanto, correm esgotos a céu aberto e a qualidade da água para consumo é deficiente ou na melhor das hipóteses sujeita a levantar muitas dúvidas.
Perante a qualidade dos serviços públicos prestados pela CMMN é caso para dizer: “Olha para o que eu digo não olhes para o que eu faço.”

terça-feira, 18 de outubro de 2011

"O Belo Cantar do Gaio"

Que não se pense que nas Produções Fictícias Ciborrenses há talentos por descobrir, ou vozes por soltar. Prestem atenção a este moço que já há alguns anos cantava e encantava num célebre karaoke de Natal!

video

Alguns anos mais tarde foi ver o Panóias brilhar  lado de Nélinho Gaio nos anos do Belmiro Iria de Azevedo,  aqui há talento não há troika que nos faça parar!

domingo, 16 de outubro de 2011

Amanhã é ás 8 da Matina no Ciborro!!!

Na semana em que parece que se bateu o record de rupturas no Ciborro, a pergunta que se impõe é porque não mudar o local de concentração do piquete de reparação das canalizações de  águas da Câmara Municipal de Montemor Novo para o Ciborro?

Achamos que a Câmara Municipal poupava muito dinheiro se tivesse como local de concentração, como estaleiro de canalizações, de materiais e britas os terrenos da serração junto ao cemitério no Ciborro. A troika anda a apertar e estas pequenas medidas de descentralização  das autarquias podem ajudar, não acham???


Ao fim ao cabo, o vereador da CMMN responsável por esta área já passa os Domingos naquela zona, não propriamente as ver as rupturas mas o local de trabalho parece agradar-lhe. Pode ser que tropece num cano, ou molhe as botas um dia destes para ter de deixar de ignorar as rupturas...

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

"Previsão do Estado do Tempo para o dia de Ontem" (Teatro 2007)


Zona Norte

 ·      Devido a um anticiclone situado a Norte da ilha da Courela, prevê-se chuva, que pode ser molhada para a região a norte do cabo da enchada.
  • O mar deve estar   brabo.

Zona Centro

·    Na zona Centro prevê-se céu pouco nublado, passando a muito nebulado depois de chover, se chover.
  •  Na região montanhosa prevê-se queda de neve que deverá ser branca.
  •  Mar calmo e cágado junto á Ribeira dos Milagres.

 Zona Sul

  • Na região Sul teremos bom tempo se não chover, e deverá estar quente se fizer sol.
  •  Vento a bater do lado direito da tromba se tiverem virados prá Barrosa
  • Mar calmo e água salgada

 Período de 29 a 30 de Fevereiro

  •  Para o período de 29 a 31 de Fevereiro, não chove nem faz vento, mas também não há sol nem calor (TEMPO MORTO)

Texto de autoria e representação de José Gaudêncio Pinto dos Santos, interpretando o meteorologista "Olavo Enrascadinho" naquele que foi o seu emocionado regresso aos palcos ciborrences passados perto de 20 anos,  no Teatro de Carnaval em 2007.

Raul Solnado - Na Minha Aldeia, Cerveja a Copo

Este Senhor era mágico pessoal...



Está na Cinemateca Portuguesa este filme promocional protagonizado por Raul Solnado, gravado entre 1966 e 1969, pela Sociedade Central de Cervejas (SCC). Aprende como se tira uma boa cerveja neste divertido vídeo com o grande Raul!!!

Neste Blog já ninguém Comenta...

"Não existem opiniões estúpidas...mas sim estúpidos que opinam."

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O Dia da Nossa Barragem (29/10)

Mais informações em: www.acontece.no.ciborro.com  .

Vamos Limpar a Barragem da Atabueira!

Frases P.F.C. (Teatro 2007)


" ....é pura coincidência, repito é pura coincidência..."
by Chibinha Teatro de 2007
Chiba ajuda lá ai isto surgiu em que contexto, ou seja, como começa a frase?