segunda-feira, 2 de maio de 2011

A “Carroça à frente dos Bois…”

Não há montemorense que não goste da Feira Luz! Nem há discussão …Faz parte da nossa cultura! Os carrosséis quando ainda somos crianças, a tradicional tourada de Domingo, o comércio, as exposições, os “ copos” nas tasquinhas …. Ninguém passa indiferente àqueles dias de início de Setembro e Montemor precisa da Feira Luz.

No entanto, era bastante positivo se os valores investidos nas freguesias fossem semelhantes ao custo anual da nossa Feira. Isso, como todos sabemos não acontece. Infelizmente.
São prioridades de gestão da Câmara Municipal de Montemor-Novo.

Como podemos elogiar as despesas da Feira da Luz quando existem freguesias sem ETAR ou sem a totalidade das ruas pavimentadas? Claro que não podemos. E isso tem de ser denunciado, debatido e esclarecido.

Se fosse possível construir/pavimentar uma rua em São Geraldo poupando na Feira era isso que devia ser feito. Aliás se fosse possível construir/pavimentar 2 ruas em São Geraldo , a ETAR no Ciborro e o arranjo da EM 507 ( Lavre-Ciborro) poupava-se ainda mais e as obras eram realizadas. Em vez de ouvirmos a Deolinda assistíamos aos Amigos do Alheio. Isto sim, POLÍTICAS LOCAIS de proximidade com os munícipes.

Este tipo de gestão que a CMMoN pratica faz lembrar a pirâmide das necessidade de Maslow : Andamos no topo da pirâmide (piscinas cobertas, campos sintéticos ou requalificações de moinhos) quando a base não está assegurada nalguns casos (acessibilidades e saneamento básico).

É tudo uma questão de prioridades!
Com as adjudicações da Feira da Luz de 2010 (201 000 euros) muito alcatrão era colocado, muita água residual era tratada, muitas redes de distribuição de água para consumo eram melhoradas!

Vá-se lá saber porque é que isto não acontece e assim andamos com"a carroça sempre á frente dos bois”…

7 comentários:

zabelo disse...

É a crise pá ! a Camara tá com medo do FMI,o K obras publicas nem pensar pá!...

bethoven disse...

30 anos de gestão e algumas Feiras da Luz depois, os problemas básicos mantém-se.

Mas sim, já temos no concelho piscinas cobertas, 1 campo sintéctico quase com as medidas necessárias e uma ecopista porque os restantes caminhos estão todos pavimentados.

Para mim é uma questão de prioridades...mas talvez seja eu que sou um bocado "diferente"

gasoso disse...

Imagino em quanto vai o somatório de todas as reparações de rupturas de canos da água...ao Sábado e ao Domingo então...só um reparo: a estrada de Lavre é EM507 e não 532!!!

Produções Ficticias Ciborrenses disse...

@ gasoso: Obrigado !

Produções Ficticias Ciborrenses disse...

Em breve a análise dos 45 mil euros pagos ao Grande Tony Carreira em 2009 e o que se podia fazer com esse dinheiro no nosso concelho !

gasoso disse...

ora essa...sempre atento aos pormenores!

tchan disse...

eu diria ainda, temos chaves em rotundas muito valiosas/ caras vá.

é quem tem chaves!!! ah pois é !!!
a porra é que não há fechaduras! nem uma zinha....